Terminou na madrugada desta quarta-feira (1) o período da Piracema em todos os rios de Mato Grosso do Sul. Durante o período de proibição e fiscalização intensificada, iniciado em novembro, foi aprendida mais de 1 tonelada de pescado, 64 pessoas foram presas e mais de R$ 125 mil em multas foram aplicadas no Estado. Nessa operação, conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), o total de pessoas autuadas e pescado apreendido foi 30% maior do que o registrado na operação do ano passado. Em 2016, 49 pessoas foram autuadas.
Em fevereiro, o último mês da operação, foram apreendidos em quatro municípios cerca de 251 kg de pescado, nove pessoas foram presas e autuadas, dentre elas 7 foram multadas em um total de mais de R$ 11 mil reais. A apreensão de objetos irregulares utilizados pelos pescadores também teve alta em relação a operação passada. O destaque ficou com as redes de pescas, cuja apreensão teve aumento de 83% .
O alerta aos pescadores, feito pela PMA, é que é necessário cumprir as leis mesmo com a pesca aberta, já que infrações tem a mesma penalidade da pesca em período de Piracema. Ou seja pescar com métodos proibidos por lei ou a pescar a quantidade superior permitida é crime ambiental. A partir desta data a pesca volta a ser liberada nos rios do Estado, conforme regras pré-definidas.
Confira as regras
Petrechos proibidos para o pescador amador - Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo;
Cota para captura - 10 quilos mais um exemplar de qualquer peso
Transporte – Efetuar a vistoria e lacre nos Postos da PMA
Petrechos proibidos para o pescador profissional - Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo;
Permite-se ao pescador profissional - Tarrafa para captura de isca (altura máxima de 2 metros, malha entre 2 e 5 cm e linha de náilon com espessura máxima de 0,50 mm);
A cota permitida é de 400 kg por mês
Rios onde é proibida a pesca de qualquer natureza (menos a científica autorizada) são o Salobra, que corta os municípios de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp), o córrego Azul, em Bodoquena, rio da Prata (Bonito e Jardim) e o rio Nioaque, nos municípios de Nioaque e Anastácio.
Rios e trechos de rios em que é permitida a pesca na modalidade pesque-solte: Rio Negro - trecho situado na confluência do rio Negro com o córrego Lajeado, localizado próximo à cidade do mesm o nome até o brejo existente no limite oeste da fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana; rio Perdido - em toda sua extensão, compreendendo os municípios de Bonito, Jardim, Caracol e Porto Murtinho; e o rio Abobral - em toda sua extensão.