Menu
Buscarquarta, 24 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C

Uma área de 80 mil metros quadrados – 40 mil já construída – e investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Esses números anunciam a abertura do Assaí Atacadista, empresa do GPA (Grupo Pão de Açúcar) em Dourados, que vem para somar em opção de venda no atacado e varejo, complementando a demanda de uma população estimada em 880 mil habitantes dos municípios do Entorno regional, como definiu o presidente Belmiro Gomes, presente no café da manhã oferecido aos primeiros clientes, boa parte justamente dos municípios vizinhos, que amanheceram no local.

2016 é um ano de muitas comemorações para o Assaí Atacadista. Ao chegar à sua 100ª loja, a rede consolida-se como um dos principais no ‘atacarejo’ (vendas no atacado e varejo) do País. Aliado a esse marco, a rede também registra o maior crescimento da história, reportando um aumento de 45,7% nas vendas líquidas no terceiro trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. No ano, o Assaí já acumula um crescimento de 39,8%. São dois os principais pilares que sustentam o crescimento do Assaí nos últimos anos. O primeiro deles é a reestruturação do formato de loja, que vem acontecendo desde 2012 com o objetivo de desenvolver um modelo de negócio ainda mais assertivo para o público-alvo e atrativo para novos clientes. O segundo pilar é a expansão orgânica: desde que teve início o investimento para o aumento da presença da rede no País, já foram inauguradas 85 lojas em 13 Estados, mais o Distrito Federal – em 2007, quando a rede passou a fazer parte do GPA, o Assaí contava com 14 lojas e tinha unidades apenas em São Paulo.

Como resultado disso, o Assaí apresentou crescimento de 200% nos últimos quatro anos e, este ano, passou a ser o formato de negócio com maior participação dentro do segmento de varejo alimentar do GPA, com 37%, ultrapassando os hipermercados. “Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões do País. Chegar a 100 lojas com um crescimento tão expressivo é a consolidação da força do Assaí no mercado, bem como da sua posição de destaque, como um dos líderes do segmento de atacado no Brasil”, diz Belmiro Gomes. Ainda este ano, conforme disse Belmiro ao Douranews, o Assaí vai abrir seis novas lojas. Além de Dourados nesta manhã, a empresa vai ganhar estabelecimentos no litoral paulista, no Pará e na Bahia.

Radicado no norte do Paraná, Belmiro faz questão de se relacionar com os funcionários, a quem chama de colaboradores da empresa, com quem tomou café da manhã antes da loja abrir ao público. Disse que já conhece Dourados, e toda a região, das idas e vindas para expansão do grupo e aposta na forma de ‘atacarejo’, além de efetuar compras no cartão de crédito, o que facilita mais ainda para o consumidor.

Vera Lúcia Barbosa da Silva Trindade, de 64 anos, natural de Caarapó, onde reside até hoje, foi uma das primeiras a chegar no Assaí. Na fila, entre clientes que começaram a chegar a partir das 6 horas para a abertura da loja, que neste primeiro dia começou atividades às 9 horas [o horário de atendimento, diário, será das 7 às 22 horas, e, aos domingos e feriados, das 7 às 18 horas], Vera disse que sempre comprou no Atacadão, desde que o hipermercado abriu em Dourados. “Vim aqui para conferir, pelo que vi no folheto de inauguração, os preços estão melhores; se confirmar, é aqui que eu vou ficar a partir de agora”, disse a mulher.

Ao recepcionar os fornecedores, representantes de grupos revendedores de mercadorias, o presidente Belmiro Gomes dava a dica: “Bom dia, pessoal, agora vocês já sabem, né, chega de ‘ão’, daqui pra frente é ‘i’. O gerente da unidade de Dourados, Robson Oliveira, disse ao Douranews que visitou produtores de hortifrutigranjeiros da região para conferir a capacidade de atendimento. “Estamos aproveitando grande parte da produção local”, afirmou. 

Entre os funcionários do grupo em Dourados, o clima era de euforia. Maria Almeida, chefe de frente dos caixas, compartilhava a alegria do emprego com Luzia Santos, operadora de caixa e o empacotador Israel Ratier. “Passamos por vários estágios de treinamento, fo0mos bem orientados e estamos animados para começar nessa atividade que, com certeza, vai nos ensinar bastante”, disse Luzia durante a confraternização oferecida pelo Assaí antes do início da abertura do expediente ao público.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também