O bilionário egípcio Naguib Sawiris, que anunciou o interesse em investir na TI (Telecom Italia), é o mesmo que, em 2007, tentou arrematar a antiga Brasil Telecom.
Ele esta à frente da Orascom Telecom, o braço de telefonia do maior conglomerado egípcio, que reúne investimentos da sua família também nas áreas de construção civil e de hotelaria.
Empresário e político de visão nacionalista, ele nunca escondeu o seu interesse em ampliar os negócios para o Brasil. Pode ser que a entrada na TI seja o primeiro passo para alcançar a TIM, escreve o blog do Guilherme Barros no Terra.
A Orascom foi a primeira empresa a montar uma operadora de telefonia móvel no Egito, em 1998, e hoje administra 11 delas em todo o mundo, incluindo a Coreia do Norte.
A habilidade e o tino empresarial são as grandes armas de Naguib Sawiris que, aos 58 anos, é dono de uma fortuna avaliada em US$ 3,1 bilhões pela Forbes.
Sawiris fez recentemente duas abordagens para investir na Telecom Italiana. A primeira foi rejeitada pelos acionistas e a segunda, no valor de E 4,5 bilhões, está em análise.
A compra deve ser abençoada também pelo governo, já que abrandaria o ritmo de demissões no setor de TI italiano e pode deve ajudar a impulsionar a economia do país.