Os recursos aprovados para a Eletrobrás nos últimos anos passam da casa de US$ 1,3 bilhão, segundo nota da CAF, apontando ainda que “os planos de investimentos da Eletrobras têm como objetivo ampliar e melhorar a eficiência na geração, transmissão e distribuição de energia, renovar as estratégias para o negócio de distribuição, seguir mantendo um governo corporativo com um alto padrão e identificar seletivamente oportunidades de crescimento em determinados mercados internacionais”.
O presidente executivo da CAF, Enrique Carcía, disse que a operação sinaliza o apoio que a instituição vem dando ao setor elétrico brasileiro, considerado estratégico pelo governo federal.
A assessoria de imprensa da Eletrobras informou que os recursos só serão liberados depois da assinatura do contrato, que ainda não tem data prevista. Segundo a empresa, o dinheiro será utilizado para investimentos, que ainda não foram definidos.
A CAF é uma instituição financeira constituída para impulsionar o desenvolvimento e a integração regional da América Latina. Com sede em Caracas, tem como acionistas 18 países da América Latina, do Caribe, da Europa, além de 14 bancos privados.