A empresa de óculos Luxottica, dona de marcas como Ray-ban, Oakley e Person, e a fabricante de lentes Essilor, proprietária das marcas Varilux e Transitions, anunciaram nesta segunda-feira (16) que chegaram a um acordo de fusão, que culminará numa gigante global no setor de ótica, com receitas combinadas superiores a 15 bilhões de euros.
O valor de mercado da união dos negócios está sendo estimado pelo mercado em cerca de 50 bilhões de euros. O acordo todo em ações marca uma das maiores alianças de empresas em dois países diferentes da Europa e une a Luxottica, maior fabricante de óculos do mundo com marcas como Ray-Ban e Oakley com a maior produtora de lentes do mundo, a Essilor.
Pelo acordo, a francesa Essilor fará uma troca de ações com o principal acionista da Luxottica, Delfin, para criar uma empresa que passará a fabricar tanto armações quanto lentes. O grupo Delfon entregará sua fatia de 62% na Luxottica em troca de uma participação de 31% a 38% na futura companhia, que se chamará EssilorLuxottica.
"Finalmente, após 50 anos, dois produtos que são naturalmente complementares serão criados, fabricados e distribuídos sob o mesmo teto", disse, em comunicado Leonardo Del Vecchio, presidente do conselho de administração da Luxottica, conforme divulga o portal G1.