Menu
Buscarsegunda, 02 de dezembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Empresas

Presidente da Fiems se encontra com Dilma em São Paulo

14 novembro 2012 - 20h16Por Redação Douranews

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou, nesta quarta-feira (14), no Centro de Convenções e Exposições do Anhembi, em São Paulo, da cerimônia de início das competições da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que prossegue até domingo (18) e conta com 10 representantes de Mato Grosso do Sul. "Trata-se de uma competição que coloca frente à frente concorrentes de várias partes do Brasil, que deverão testar suas habilidades em atividades relacionadas à educação profissional. Esperamos que os competidores do Senai de Mato Grosso do Sul possam ter um bom desempenho", declarou.

Ainda durante a cerimônia de início das competições, Sérgio Longen e os demais presidentes de Federações de Indústrias de todo o País reuniram-se com a presidente Dilma Rousseff. Antes dessa reunião, ela conversou com alguns competidores e conheceu parte dos equipamentos utilizados na Olimpíada do Conhecimento, como os instalados nos estandes de robótica, construção civil, indústria e design de moda. A presidente percorreu o pavilhão ao lado do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do prefeito eleito Fernando Haddad, e do governador Geraldo Alckmin, além de outros políticos paulistas. O presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson Andrade, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, também fizeram companhia à presidente.

No seu discurso de abertura das competições, Dilma Rousseff defendeu que a indústria tenha um papel relevante no desenvolvimento econômico do País por meio da geração de tecnologia. "Se quisermos ter um país cada vez mais avançado, precisamos que a nossa indústria aproveite a ciência para gerar tecnologia", disse. Ela também enfatizou a formação profissional de jovens e trabalhadores pelo Sistema S, formado de 11 organizações instituídas pelo setor produtivo, como Sesc, Sesi, Senai e Senac.

A presidente lembrou a parceria com o Senai e Senac no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). "Quando o governo assinou o Pronatec, tinha a expectativa de criar 8 milhões de vagas no ensino técnico até 2014. Em pouco mais de um ano já foram abertas 2,2 milhões de vagas", informou. Dilma também garantiu que o governo está tomando medidas para ampliar o acesso gratuito de jovens e trabalhadores ao ensino profissionalizante.

Competidores

A equipe do Senai de Mato Grosso do Sul iniciou, nesta quarta-feira, a competição nas ocupações de CAD (Desenho Auxiliado por Computador), tornearia, aplicação de revestimento cerâmico, confecção de roupas, robótica móvel, TI - soluções de software, segurança do trabalho, mecânica de usinagem e eletricidade predial. Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a Olimpíada tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade. "Para nós, todos os participantes da Olimpíada do Conhecimento já são vencedores porque estão na formação profissional da entidade e essa formação vai fazer diferença na vida deles, tanto como profissionais, quanto como cidadãos", pontuou.

Deixe seu Comentário

Leia Também