A produção de petróleo brasileira no mês de setembro foi 8,4% menor que em igual período de 2011, atingindo 1,924 milhão de barris diários em média, ante 2,099 milhões de barris/dia um ano antes, informou nesta quinta-feira (8) a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis).
Em comparação com o volume bombeado em agosto, de 2,004 milhões de barris/dia, houve redução de 4%.
Gás natural
Já a produção de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,7 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa aumento de quase 10% na produção quando comparada a setembro de 2011. Em relação a agosto, a produção de gás natural cresceu 0,5%.
O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com uma produção média de 318,1 Mboe/d. Já o campo de Manati, na bacia de Camamu, foi o maior produtor de gás natural, com uma produção média de 6,7 MMm³/d.
De acordo com o relatório da ANP, cerca de 93,7% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, dois são operados por empresas com capital majoritariamente estrangeiro: Peregrino/Statoil (10º) e Ostra/Shell (16º).
Aproximadamente 89,9% da produção de petróleo e 76% da produção de gás natural do Brasil foram explorados de campos marítimos. Com informações do G1