Para celebrar o sucesso da imigração e, ao mesmo tempo, relembrar a terra dos antepassados, em Dourados, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira, criada em 1953 pelos pioneiros orientais, vai realizar entre os dias 16 e 19 deste mês, a 11ª edição do Japão Fest (Festival do Japão de Dourados).
A festa, que já se tornou tradição na comunidade, é realizada na sede campestre da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira, no Complexo Esportivo “Cezar Luchesi”, localizado no Jardim Flórida, com inúmeros atrativos. O Douranews é parceiro do evento.
O evento oferece ao público visitante vários pratos típicos, como yakisoba, sukiyaki, yakimeshi, makizushi, sashimi, temaki, tempurá, okonomiyasaki e sobá, entre outros. Também é realizado nesse período o Bon Odori, uma atividade milenar da tradição japonesa, com danças e músicas, além de apresentações artísticas com karaokê e danças da cultura.
Calendário oficial
Incentivador do evento, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) quer que o Japan Fest faça parte do calendário oficial de festas de Mato Grosso do Sul. Para que isso ocorra, Tetila apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto que institucionaliza o Japão Fest na cidade. Pela iniciativa do deputado Tetila, a festa poderia obter recursos públicos para a realização anual. “Foi o meio que encontramos para manter viva a tradição desse grande povo”, justificou o deputado.
Atuante no Estado, Campo Grande chegou a ter na década de 40 a segunda maior colônia japonesa do Brasil, salientou o deputado Tetila, ao apresentar o projeto. Os japoneses começaram a chegar no Brasil a partir de junho de 1908.
|