Menu
Buscarsábado, 15 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
unigran24
banner100
CELEBRAÇÃO

Bancos fecham e comércio pode abrir na quinta

Repartições públicas terão feriadão de quatro dias em Dourados

15 junho 2022 - 10h35Por Redação Douranews

As agências bancárias vão permanecer fechadas nesta quinta-feira (16), data dedicada ao feriado religioso de Corpus Christi. Mesmo não sendo feriado nacional, o dia é dedicado às celebrações que os católicos promovem em várias cidades brasileiras, com atos de pintura das ruas e procissões.

De acordo com os costumes católicos, esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

Em Dourados, conforme divulgou o Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista), os supermercados e as lojas e praça de alimentação do shopping mantém o funcionamento normal. Já para o comércio central é facultativo o expediente.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou em nota que as agências retomam o funcionamento normal na sexta-feira (17) e as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo de multa, no dia seguinte, portanto, na sexta.

Repartições públicas

A Prefeitura de Dourados ainda instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta (17), esticando o feriadão do servidor público em quatro dias, até o final de domingo (19), com a observação de que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente durante o período. 

Os serviços de coleta de lixo não funcionarão na quinta-feira (16), segundo informou a empresa Financial Construtora Industrial Ltda, que é a responsável pela coleta. Os serviços voltam as atividades normais na sexta.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) vai funcionar 24 horas em regime de plantão. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também funciona sem interrupção com todas as ambulâncias e motolâncias. O telefone para chamadas de urgência é o 192.

A Central de Testagem da Covid-19 no PAM (Pronto Atendimento Médico) estará fechada na quinta e aberta na sexta-feira, das 6 às 18 horas. Para fazer o teste, é necessário apresentar o pedido médico do exame. Já a Farmácia do PAM mantém o atendimento sem interrupção, das 7 às 17 horas, nos dois dias e fim de semana. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas.

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) vai trabalhar em regime de plantão, pelos telefones (67) 3428-2776 ou 3424-2005, enquanto que as unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, acordado com a Secretaria municipal de Educação.

No Estado, o governador Reinaldo Azambuja transferiu o ponto facultativo de segunda-feira (13), data dedicada à comemoração religiosa de Santo Antônio, para a data de celebração de Corpus Christi, mantendo o expediente normal da segunda nos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo estadual e promovendo a folga na sexta, até domingo.