Dourados será sede do I Encontro da Alcar no Centro Oeste, entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro. O evento vai trabalhar o tema “Mídia, História e Representações”. De acordo com a coordenação, o Encontro é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da Comunicação Social, História, Ciências Sociais e outras áreas afins que encontrem na mídia seu objeto de estudo e interesse.
O prazo para envio de trabalhos para apresentação e publicação nos anais do Encontro está aberto até o dia 17 de outubro. As normas para submissão e indicações de e-mails dos coordenadores dos GTs (Grupos de Trabalho) podem ser acessados no site www.unigran.br/publigran/
A Rede Alfredo de Carvalho é hoje a principal mobilizadora brasileira de estudos acadêmicos na área da História da Mídia. Em Dourados, a Unigran está responsável pela realização do Encontro, contando com o apoio da UEMS, UFGD e UFMS.
Os interessados em participar do 1° Encontro do Alcar no Centro-Oeste deverão realizar o pagamento da inscrição via depósito identificado diretamente no caixa da instituição bancária. O depósito deverá ser feito na conta disponível no site do Encontro (link Inscrições).
Durante o Encontro serão trabalhados os seguintes GTs: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Impressa; História da Mídia Digital; História da Mídia Sonora; História da Mídia Audiovisual e Visual; História da Mídia Alternativa; e Historiografia da Mídia.
Programação
A programação terá início com a palestra “Análise histórica da importância da televisão na padronização cultural no interior do Brasil”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Goiás, Ana Carolina Temer. O dia seguinte contará com duas mesas redondas pela manhã: “História da mídia no Centro Oeste” e “História e representações na imprensa de fronteira”.
Encerrando a programação, o Encontro terá a participação especial de Adolpho Queiroz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das principais referências nacionais em Marketing Político.