Já se sabia que as novelas são uma paixão nacional entre as mulheres, mas não se tinha noção do tamanho. Pesquisa da Sophia Mind mostrou que 83% das brasileiras assistem a alguma novela, segundo revela o blog do Guilherme Barros, na revista IstoÉ.
Dessas, 64% são fiéis telespectadoras, e, todos os dias, ligam a tevê na hora da trama favorita, sendo que 49% até adiantam seus afazeres para não perder o horário, e 30% disseram alterar alguns horários para não pular nenhum capítulo.
A febre das novelas se reflete também nos hábitos de consumo: as roupas (76%) e os cabelos (59%) das personagens – como Carminha, de Avenida Brasil – são o que mais se destacam. O visual das atrizes influencia 77% das entrevistadas na hora de pintar a unha, 70% na maquiagem, 65% quando vão cortar o cabelo, e 66% admitiram já ter comprado roupas inspiradas nas personagens. Esmalte, vestido, blusa e sapato são os mais comprados.
O impacto da propaganda também impressiona: 89% das mulheres disseram perceber a publicidade feita nas novelas e 49% afirmaram já ter adquirido algum produto ou serviço por conta da trama.
Na lista, produtos de beleza (80%), alimentos (50%) e materiais de limpeza (29%) lideram as preferências. E, como não poderia deixar de ser, no rastro do sucesso de Avenida Brasil, a pesquisa quis saber sobre a relação de amor e ódio com as personagens.
Carminha é a mais amada, citada por 16% das preferências, contra 13% da Nina. Porém, a personagem de Adriana Esteves também lidera entre as mais odiadas, com 32% das citações. Nina (Débora Falabela) ficou com 12%. Isso significa que o autor, João Emanuel Carneiro, conseguiu o objetivo: enredar a dupla “Carminha-Nina” no gosto do País.