O príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, pretendem fazer uma queixa criminal contra o fotógrafo que tirou fotos da duquesa de toplesse contra a revista francesa que as publicou, disse um representante do casal real neste domingo. As fotos, tiradas em uma casa isolada no sul da França, reviveram lembranças no Reino Unido da perseguição da mídia à mãe de William, a princesa Diana, que morreu num acidente de carro em Paris em 1997, enquanto estava sendo perseguida por paparazzi. Os advogados do casal vão abrir um processo em um tribunal de Paris na segunda-feira, também exigindo uma indenização da Closer e uma liminar contra a publicação para evitar a divulgação de outras imagens. As fotos também foram publicadas no sábado por um jornal irlandês e devem sair na segunda-feira em uma revista italiana.
- Podemos confirmar que uma queixa criminal deverá ser feita ao tribunal de acusação francês amanhã (segunda-feira) - disse uma porta-voz para o segundo na linha de sucessão ao trono britânico e sua esposa há 16 meses, a futura rainha da Inglaterra. - A queixa diz respeito às fotos do Duque e da Duquesa de Cambridge tiradas durante as férias do casal e da publicação das fotografias, violando a sua privacidade.
Enquanto isso, a revista italiana Chi estaria planejando publicar mais fotos da duquesa na França. Segundo o site “Mail Online”, a publicação garante que tem cerca de 200 fotos de Kate tomando sol sem a parte de cima do biquíni. A Chi teria anunciado que preparou para segunda-feira uma matéria especial de 26 páginas com 50 fotos de Kate nua. Neste domingo, o editor irlandês do “Daily Star” ofereceu suas “mais profundas desculpas” por ter publicado no dia anterior as fotos da esposa do príncipe William de topless, mas disse que resistiria aos esforços de seu sócio britânico de fechar o jornal.
Já a revista francesa Closer defendeu a publicação das imagens, feitas com lente teleobjetiva, que mostram a duquesa tirando a parte de cima do seu biquíni, relaxando de topless em uma espreguiçadeira e abaixando a parte de baixo do biquíni enquanto seu marido passava uma loção. O escritório de William chamou as imagens de “grotescas e uma total e injustificada invasão da privacidade” do casal. Lutando para salvar a sua reputação depois de uma série de escândalos, os tabloides britânicos abstiveram-se de publicar as fotos, embora elas estejam disponíveis na internet. Mesmo o “The Sun”, o único a publicar as imagens do irmão de William, Harry, se divertindo nu em Las Vegas no mês passado, declarou que publicar as fotos estava fora de cogitação.
Neste domingo, o casal foi recebido com festa nas Ilhas Salomão. Usando colares de flores, William e Kate Middleton participaram de uma parada para 70 mil pessoas em cima de uma canoa montada em uma van, que levou cerca de 2 semanas para ser construída. Ao sair do avião, na capital Honiara, o casal assistiu à apresentação de um grupo de guerreiros vestidos com tangas de ráfia e lanças, arcos e carregando instrumentos musicais.