Menu
Buscarquarta, 09 de julho de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
unigran 25
Esportes

Curitibano contrata talento da natação douradense

21 março 2011 - 21h54Por Redação Douranews

Depois de bater recordes e conquistar vários títulos da natação, competindo por Dourados e pelo Rádio Clube de Campo Grande, o atleta douradense Luis Augusto Tanamati Fernandes, de 14 anos, o Gugu, acaba de ser contratado pelo Curitibano, de Curitiba, no Paraná, para treinamentos e competições.

Para se ter uma idéia do seu potencial, no ranking nacional 2011 (www.swim.com.br), no inicio de março, Luis Fernandes aparece em 1º lugar em duas categorias: em 200 e em 400 metros livres, com altíssimo desempenho, e em 100 metros livres, de 10 atletas que aparecem no ranking, ele ocupa o 3º lugar.

Citando algumas das conquistas, em outubro de 2009, ao participar do 36° Festival CBDA, em Goiânia, com apenas 12 anos, o adolescente ganhou cinco medalhas nas categorias Mirim e Petiz, representando a equipe do Rádio Clube de Campo Grande, com as provas de 50, 100, 200, 400 metros livre e 100 metros borboleta.

No mês de maio de 2010, Gugu também foi destaque. No Torneio Centro-Oeste de Clubes, categorias infantil, juvenil, júnior e sênior, em Campo Grande, subiu ao pódio pelo menos sete vezes, sendo três como campeão de provas. Trouxe para casa o troféu destaque por ter conseguido o melhor índice técnico da competição na categoria. Entre as medalhas, três de ouro, resultados das provas de 100, 200 e 1.500 metros livres.

Já em outubro, também de 2010, Luis Fernandes mais uma vez foi destaque da natação no cenário nacional quando liderou o ranking brasileiro, sendo apontado como o primeiro colocado em três provas - 100, 200 e 400 metros livres.  Em Marília, São Paulo, nas competições do XXII Troféu Fausto Alonso, Gugu faturou quatro medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e de quebra o troféu de melhor índice técnico do campeonato na categoria individual Infantil 1.

Para o treinador, professor Ben Hur, as conquistas que o atleta conseguiu em todas as competições que participou não foram surpresa para ele e sim notícias boas para Dourados. “Gugu é um atleta de alta performance e de excelente desempenho. Ele supera aos adversários e se supera a cada nova competição. É especialista nas provas de fundo, o que é um ponto muito forte para a natação na categoria que disputa. É um talento que temos com condições de competir provas desafiadoras”, observa.

Segundo os pais, Luis Pinto Fernandes e Carla Sakaguti Tanamati, que sempre acompanharam o filho aos treinos, além de muita garra, Luis Augusto é bastante disciplinado e se dedica muito com o objetivo de conquistar vôos mais altos. “Para nós é difícil estar longe dele, mas ele preferiu ir para Curitiba, pois lá terá condições de ir à frente no seu objetivo. Além disso, aqui sempre tivemos dificuldade para receber apoio e patrocínio para ajudar a cobrir despesas que são altas, ao contrário de outras cidades onde os atletas sempre encontram uma forma de se manter pelo apoio que recebem. Mas o que a gente espera é sucesso na carreira dele, e o mais importante que ele se realize como atleta”, disseram.

Fundado há 130 anos, o Clube Curitibano atualmente oferece 34 modalidades de esporte, sendo muito forte na natação. Desenvolve projetos de treinamentos a atletas que se dedicam ao esporte e competem pelo clube, como é o caso agora de Luis Fernandes.