Menu
Buscardomingo, 15 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Finanças Pessoais

Aprovados no Qualifica Dourados já podem trabalhar em usinas

15 setembro 2012 - 12h53Por Redação Douranews

A Prefeitura de Dourados entregou ontem (14) à tarde os certificados para 325 pessoas que concluíram cursos de profissionalização oferecidos pelos programas Qualifica Dourados e Pronatec, com apoio do governo federal. A entrega foi no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

Durante o ato, o que mais chamou a atenção dos formandos foi o anúncio de que empresas ligadas ao setor sucroenergético vão disponibilizar vagas de emprego com preferência para esses trabalhadores.

A informação foi repassada pela secretária da Semaic (Secretaria municipal de Agricultura, Indústria e Comércio) Neire Colman. Segundo ela, a Prefeitura iniciou uma ação em conjunto com os departamentos de recursos humanos de várias empresas ligadas ao setor e durante o 6º Canasul, que acontece de 22 a 24 de outubro em Dourados, será feita a primeira captação.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social Ledi Ferla, o Qualifica/Pronatec é desenvolvido em duas etapas. A primeira, através da Assistência Social, que cuida do cadastro e formação dos inscritos. A segunda fica a cargo da Semaic, que busca inserir os novos profissionais no mercado de trabalho. Dos mil douradenses formados no ano passado, grande parte está empregada ou já possui o próprio negócio.

Certificados

A entrega dos certificados teve a presença da vice-prefeita Dinaci Ranzi, do deputado estadual Laerte Tetila, dos representantes das instituições que ministram os cursos, Gilberto Schaedler pelo Senai e Carlos Henrique da Silva, pelo Senac, além dos representantes das Secretarias municipais envolvidas.

Pessoas que receberam o certificado agradeceram a oportunidade que o município e o governo federal têm proporcionado para que possam ter uma profissão e melhorar de vida. É o caso de Conceição Santana, que se formou em massas alimentícias. “Já estamos prontos para o trabalho e atendendo a pedidos”, disse ela.

Agnaldo Peixoto de Melo qualifica

Agnaldo Peixoto recebeu o certificado das mãos da vice-prefeita Dinaci Ranzi

Agnaldo Peixoto de Melo é outro que viu nos cursos uma grande oportunidade para mudar de vida. Segundo ele, o caminho hoje é na área sucroenergética e, por isso, optou pelo curso de mecânica e manutenção de motores a diesel. “Sou marceneiro há 20 anos e decidi procurar algo melhor. É uma área que nada tem a ver com a minha, mas sei que aprendi o suficiente para assumir essa nova empreitada”, afirmou.

Através do Qualifica Dourados foram entregues 175 certificados de cursos de informática básica, costureiro industrial do vestuário, eletricista predial, mecânico de manutenção de motores a diesel, pedreiro, confeiteiro, comunicação e expressão na liderança, atendimento eficaz e massas alimentícias.

Pelo Pronatec, 150 pessoas se formaram nos cursos de costureiro industrial do vestuário, auxiliar administrativo, operador de caixa, salgadeiro, auxiliar de cozinha, manicure e pedicure, eletricista de automóveis, soldador, auxiliar administrativo e pedreiro de revestimento em argamassa.

Deixe seu Comentário

Leia Também