Pesquisa realizada pelo Procon com os produtos da cesta básica oferecidos nos estabelecimentos de atacado e varejo de Dourados encontrou diferença de 66,11% entre o menor preço e o maior preço praticado, conforme resultado do trabalho de coleta realizado na sexta (3) e nesta segunda-feira (6) pelos fiscais do órgão municipal de defesa do consumidor.
De acordo com o Procon, foram coletados preços de 28 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos, conforme relação de itens divulgados nesta pesquisa. Foram encontrados 12 produtos com diferença superior a 100% entre os estabelecimentos com menor para o de maior preço como, por exemplo, a goiabada, o extrato de tomate e o composto lácteo.
Há produtos, por exemplo, que apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro. A Goiabada com 600 gramas teve diferença de 353,94%; o o Extrato de Tomate de 350 gramas, 337,08%; já o Composto Lácteo com Açúcar, com 400 gramas, registrou diferença de 316,25%. O Papel Higiênico pacote com 4 unidades teve diferença de 215,66% e o quilo da Carne Bovina (Paleta), 166,20%.
O novo diretor do Procon em Dourados, Mario Julio Cerveira, diz que continua valendo a regra básica para o consumidor antes de concluir as compras: “ficar atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto, além da conveniência entre adquirir a mercadoria mais perto de casa, ou não”.