O Procon de Dourados aderiu a uma campanha de alerta em relação ao empréstimo consignado e, durante toda esta semana manterá uma equipe nas ruas, fiscalizando agências e correspondentes bancários, além de distribuir material educativo e promover palestras sobre o tema.
A campanha é uma iniciativa da ProconsBrasil (Associação Brasileira dos Procons) como forma de lembrar o aniversário de 22 anos de aprovação do CDC (Código de Defesa do Consumidor), nesta terça-feira (11), e é direcionada principalmente a servidores públicos e aposentados cujas parcelas são descontadas em folha.
Em Dourados, no ano passado, o órgão efetuou 3.829 atendimentos, sendo que 1.154 era referente ao setor financeiro. Em 2012 o número de atendimentos já chega a 3.784, sendo 1.141 que envolve a área financeira ou seja, relacionado principalmente a empréstimos.
Segundo o Procon, uma das principais dificuldades encontradas pelo consumidor é referente à quitação antecipada do débito, prevista no CDC, com a retirada dos juros e encargos, pois, quando solicitada, na maioria das vezes, encontra negativa por parte do agente financeiro.
Nesta terça feira, data do aniversário do Código, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor estará reunido na sede do Procon para aprovar as atividades do trimestre. O diretor local do órgão, Rozemar Mattos Souza, garante que o momento é de comemorar os avanços e conquistas em favor do consumidor.