Os representantes do comércio e dos comerciários de Dourados conseguiram fechar a Convenção Coletiva de trabalho para o período 2012/2013, após reunião realizada segunda-feira (12) à tarde na sede do Ministério do Trabalho. A principal reivindicação dos trabalhadores, de 10% de reajuste nos salários, foi negociada na base de 8% este mês e 2% em fevereiro para quem ganha o piso e 8% este mês mais 1% em fevereiro para quem ganha acima do piso.
“Nossa negociação aqui é sempre tranquila, a gente discute, mas acaba se acertando”, comentou o presidente do Sindicom (Sindicato do comércio atacadista e varejista), Valter Castro, ao considerar também que os empresários concordaram em fixar o abono pela abertura das lojas nos feriados em 100% sobre o valor da hora trabalhada.
O comércio de Dourados ainda vai abrir as portas em cinco domingos este ano. Será no dia 25 deste mês e também nos dias 2, 9, 16 e 23 do mês que vem, contemplando os consumidores que devem ir às compras para as festas de fim de ano. Em 2013, haverá expediente em 16 domingos [a serem fixados na Convenção] e dois feriados: 11 de outubro e 20 de dezembro, data da Divisão do Estado e aniversário de Dourados.
A medida não vale para os supermercados e as lojas do shopping Avenida Center, onde já predomina a lei do horário livre, ou seja, o expediente é permanente em todos os domingos do ano.