Ainda não foi neste domingo (18) que Sebastian Vettel sagrou-se tricampeão mundial de Fórmula 1. O alemão foi ultrapassado no final do Grande Prêmio de Austin, nos Estados Unidos, ficou com a segunda colocação e aumentou ligeiramente a vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso, que fez boa largada para ganhar algumas posições e terminar em terceiro, impedindo que o adversário abrisse os 25 pontos de vantagem necessários para garantir matematicamente a conquista da temporada. Assim, o Mundial de pilotos será definido somente no próximo final de semana no Brasil, em Interlagos.
Para vencer o GP no Circuito das Américas neste domingo, Hamilton impediu que Vettel se desgarrasse na primeira colocação e ultrapassou o garoto prodígio da Red Bull a 14 voltas para o final da corrida. O inglês concluiu a 19ª e penúltima etapa do calendário em 1h35min55s269, com 0s6 de vantagem sobre o alemão atual bicampeão da F1. Alonso ficou muito mais atrás: a 39s229.
Além de Alonso, quem fez boa prova de recuperação foi Felipe Massa. Embora tenha conquistado o direito de largar da sexta posição, o ferrarista saiu em 11º após ter a caixa de câmbio trocada [uma manobra de paddock que beneficiou o colega espanhol], mas se recuperou para fechar a prova em quarto. O outro brasileiro no grid, Bruno Senna, terminou em décimo.
Se não pôde ter comemorado o título em Austin, no Texas, Vettel ficou extremamente próximo de garantir a taça. Ele chegou aos 273 pontos na classificação geral contra 260 de Alonso. Para que o espanhol da Ferrari tire o tricampeonato do alemão da Red Bull, precisará vencer o Grande Prêmio do Brasil no próximo domingo e torcer para Vettel ficar pelo menos em quinto. Outra possibilidade para o asturiano é terminar em segundo em Interlagos e o alemão concluir em oitavo. Com informações do Terra