Liderando de ponta a ponta, o britânico Lewis Hamilton frustrou a torcida italiana que esperava uma vitória ferrarista no Grande Prêmio da Itália, disputado em Monza na manhã deste domingo (9), assumindo a vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 142 pontos. Sergio Pérez, da Sauber, foi o segundo colocado, seguido por Fernando Alonso, da Ferrari. Felipe Massa foi o quarto colocado, enquanto Bruno Senna foi o 10º.
Na largada, o brasileiro Felipe Massa foi agressivo e passou Jenson Button para assumir a segunda colocação. O piloto da Ferrari chegou a atacar Hamilton na primeira volta pela liderança, mas sem sucesso. Bruno Senna também teve uma ótima largada, saltando de 13º para a décima colocação.
Apenas décimo do grid, devido a problemas no Q3 no último sábado, o espanhol Fernando Alonso mostrou que não estava disposto a ver os rivais se aproximarem na disputa no Mundial de Pilotos. O espanhol já era o sexto colocado no final da segunda volta.
E foi exatamente com o rival direto para o título, Sebastian Vettel, da Red Bull, que ocorreu a disputa mais polêmica de Alonso. O alemão jogou o rival para fora da pista na 26ª volta, gerando muitos protestos de Alonso. Vettel posteriormente foi punido com um drive through. Com informações do Terra