Menu
Buscarquinta, 23 de janeiro de 2025
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
Sicredi
Esportes

CBF assume as atividades da seleção brasileira de futsal

03 janeiro 2017 - 10h59

A seleção brasileira de futsal será gerida pela CBF (a Confederação Brasileira de Futebol) a partir de 2017. O anúncio oficial das mudanças na modalidade será feito quinta-feira (5), em Coletiva de imprensa marcada para um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No evento, também será apresentado o novo treinador da seleção. Campeão mundial em 2008, PC Oliveira está de volta ao comando do time verde-amarelo, após rápida passagem pelo cargo em 2015, quando foi apresentado, mas não chegou a assumir a equipe devido a um boicote de jogadores.

PC atualmente ocupa a função de coordenador de metodologia de treinamento do futebol da Ferroviária de Araraquara. Após o fracasso na Copa do Mundo do ano passado, na Colômbia, quando amargou a eliminação nas oitavas de final diante do Irã, o Brasil estava sendo dirigido interinamente por André Bié, técnico campeão das Ligas Nacional e Paulista pelo Corinthians.

O motivo da mudança na gestão da seleção é a grave crise enfrentada pela Confederação Brasileira de Futsal (a CBFS), fundada em 1979, logo após o fim da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Até o primeiro semestre do ano passado, a CBFS tinha uma dívida estimada em R$ 6 milhões, o que fez com que a última comissão técnica da seleção brasileira abdicasse de salários em 2016 - os profissionais receberam apenas diárias de viagens e premiações por vitórias. O Brasil disputou o Mundial de "camisa limpa", escreve o Globoesporte.com.

Com a passagem da gestão para a CBF, a CBFS cuidará apenas das seleções de base. Outras incumbências que continuarão na entidade máxima do futsal brasileiro são: promover o registro de jogadores e organizar algumas competições nacionais como a Taça Brasil de Clubes e a Superliga - a Liga Nacional de Futsal (LNF) se tornou independente em 2014. Apesar de assumir a gestão da seleção de futsal, a CBF contratou uma empresa de marketing esportivo para fazer a gerência da modalidade. Os detalhes da gestão serão revelados na coletiva desta quinta.