Menu
Buscarterça, 17 de setembro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Futebol

É proibido comemorar! Rigidez dos árbitros é recomendação de Fifa e CBF

18 setembro 2012 - 13h28Por Redação Douranews

Romarinho abriu o placar para o Corinthians e ficou cabisbaixo. Neymar virou uma partida para o Santos e deixou o campo reclamando. Tudo por conta da censura da arbitragem, materializada nos cartões amarelos mostrados aos dois no domingo, contra Palmeiras e Coritiba.

Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, no Pacaembu, e Ronan Marques da Rosa, no Couto Pereira, foram os agentes que tiveram a intenção de colocar em prática as recomendações da Fifa e da CBF de coibir com cartão amarelo às chamadas comemorações provocativas.

Mas realmente elas o foram? A questão é de interpretação. Romarinho fez o gol e deu o azar de estar de cara para a torcida do Palmeiras. Neymar também. A explicação do árbitro na súmula foi o retardamento do reinício do jogo.

– O problema é que estão mais preocupados com a manifestação dos jogadores e deixam a pancada correr solta em alguns jogos – criticou o ex-árbitro José Roberto Wright.

A recomendação da CBF quanto à rigidez na avaliação dos árbitros foi feita em uma portaria, em maio deste ano, reforçando deteminação da Fifa. E pensar que há poucos anos as comemorações irreverentes eram uma marca do futebol brasileiro. Algumas vistas inclusive em clássicos Corinthians x Palmeiras. Quem diria? Desse jeito, os estádios vão virar palco só para as dancinhas.

 

O QUE DIZ A FIFA:
Livro de Regra 2012-2013

Ainda que seja permitido que um jogador expresse sua alegria quando marca um gol, a comemoração não deverá ser excessiva. São permitidas comemorações razoáveis. No entanto, não deverá ser incentivada a prática de comemorações coreografadas, quando essas resultam em perda excessiva de tempo. Neste caso, os árbitros deverão intervir.

Deverá ser advertido com cartão amarelo o jogador que:

• na opinião do árbitro, fizer gestos provocadores, debocha dos ou exaltados
• subir nos alambrados em volta do campo para comemorar um gol
• tirar a camisa por cima de sua cabeça ou cobri-la com a camisa.
• cobrir a cabeça ou o rosto com uma máscara ou artigos semelhantes.

Apenas sair do campo para comemorar um gol não é uma infração, porém é essencial que os jogadores retornem ao campo de jogo o mais rápido possível. Espera-se que os árbitros atuem de maneira preventiva e utilizem o bom senso ao lidarem com as comemorações de gol.

 

(Conteúdo do site Lance Net)