O Barcelona teria direito a receber 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 210 milhões) caso Neymar se transfira para um outro clube. Essa é a informação divulgada hoje (10) pelo jornal catalão Mundo Deportivo, que cita um acordo já firmado entre a entidade espanhola e o atacante brasileiro.
De acordo com o diário, "esse pacto secreto que se mantém vigente entre o entorno do jogador e o Barcelona é a evidência de que ambos têm muito claro a vontade de se unir mais antes do que tarde".
O jornal aponta que, além dessa multa prevista, o Barcelona já adiantou "no fim do ano passado um pagamento e um sinal ao Santos" para contar com o atacante no futuro. O valor pago passaria dos 10 milhões de euros (R$ 26,2 milhões) e esse acordo incluiria uma cláusula de penalização que dobraria a quantidade se o clube brasileiro, que tem contrato assinado com Neymar até 2014, romper o trato.
O Mundo Deportivo justifica a publicação da informação afirmando que "a recente aparição em cena no horizonte de Neymar do Paris Saint-Germain, o clube com maior poder aquisitivo do momento, inquietou um amplo setor do barcelonismo que quer desfrutar em um próximo futuro do talento do craque". Ao mesmo tempo, o diário aponta que o fã "pode estar tranquilo" devido a esse suposto acordo - a ideia do clube azul e grená seria contratar o brasileiro no verão europeu de 2013.
Em 25 de setembro, outro diário esportivo da Catalunha, o Sport, publicou que o PSG havia procurado o Santos querendo saber sobre a possibilidade de ter Neymar; o clube brasileiro teria informado que o atleta já está comprometido com o Barcelona.
Na ocasião, o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues, negou a informação. "Não temos nenhum conhecimento de sondagem do PSG e de algum relacionamento futuro feito entre o Neymar e o Barcelona", disse. As informações são do Terra