“Tem que correr atrás aí”, disse o ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira Zico, ontem (22), ao saber que Lionel Messi estava próximo de alcançar a marca de gols anotados por Pelé em um mesmo ano. Tudo porque o ídolo garante ter feito 89 gols em 1979, “contando tudo”. No entanto, em partidas oficiais por clubes e seleções, o ‘Galinho’ deve ser superado logo pelo atacante do Barcelona.
Há 33 anos, Zico anotou 72 gols em jogos oficiais: foram 60 pelos Estaduais do Rio de Janeiro (24 no primeiro e 36 no segundo), cinco pelo Campeonato Brasileiro além de sete pela seleção brasileira.
Até agora, Lionel Messi balançou as redes 71 vezes neste ano (59 pelo Barça em jogos oficiais e outras 12 com a Argentina), e ainda anotou outros cinco em amistosos.
Enquanto isso, Pelé teve em 1958 o seu grande ano como artilheiro em partidas oficiais com 75 gols (66 pelo Santos e nove pela seleção brasileira).
A discussão sobre o maior artilheiro em um ano começou no sábado (20), quando Messi anotou um hat-trick na vitória do Barça diante do Deportivo La Coruña por 5 a 4. Com 71 gols em 2012, ele se aproximou da melhor marca da história, que pertence a Pelé.
No entanto, o site do Barcelona assinalou erroneamente que o ídolo máximo do Santos tinha atingido tal marca em 1959, quando na verdade o recorde fora estabelecido no ano anterior. Com ESPN.com