Os números da 4ª edição da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que será realizada pelo Sesi na manhã deste domingo (14) com apoio da TV Morena e patrocínio da Unimed Campo Grande para comemorar a criação de Mato Grosso do Sul, impressionam, de acordo com a assessoria da organização geral da prova.
Começando pelos inscritos, que somam 24 mil participantes, entre atletas profissionais, industriários e comunidade em geral, passando por 24 mil kits, 231.840 copos de água, 2.100 quilos de frutas [1.050 de maçã e o mesmo tanto de banana], além de 4.500 litros de isotônico.
Para melhor segurança dos 24 mil inscritos [15.963 na caminhada de 7 km, 6.895 na corrida de 10 km e 1.142 na meia-maratona de 21 km], o evento ainda contará com 2 mil metros de grades de contenção, 1.200 cones de sinalização e oito ambulâncias ao longo do percurso, que conta com 173 cruzamentos. A estrutura para a competição conta também com 75 metros de arquibancada, dois caminhões, seis caminhonetes, duas peruas e seis carros de passeio, além de envolver 1.580 pessoas na organização, incluindo homens do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ciptran (Companhia Independente de Policiamento Militar de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a estrutura está bem dimensionada para atender o número recorde de inscritos. “Essa estrutura foi pensada para um público acima do total de inscritos e vai contribuir para que esta edição fortaleça ainda mais esse grande evento esportivo, que tem como objetivo estimular a prática esportiva”, declarou. Ele ressaltou ainda que a organização está voltada aos cuidados na realização da prova antes, durante e após o evento.
Cobertura
A cobertura jornalística da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações 2012 terá como principal novidade a utilização de um helicóptero. Segundo o gerente de marketing da TV Morena, Eddie Gutemberg, a cobertura por parte da emissora deve utilizar uma equipe de mais de 60 pessoas, entre técnicos e jornalistas. “Teremos um total de 10 câmeras espalhadas pelo circuito da competição, incluindo, além do local de largada e chegada [em frente ao Centro de Convenções e Exposições Albano Franco], pontos estratégicos do percurso de 21 km. Também contaremos com três locais para entrada ao vivo durante a realização da Volta das Nações”, informou.
No entanto, a maior novidade para este ano é a utilização de um helicóptero para fazer imagens aéreas durante a realização da competição. Com autonomia de quase 3 horas, a aeronave possibilitará a produção de imagens diferenciadas da largada e também dos cartões postais de Campo Grande por onde passa o percurso da Volta das Nações, como os parques das Nações Indígenas, do Sóter e dos Poderes. Além disso, a Unicom do Sistema Fiems terá uma produtora também fazendo imagens áreas e no solo, bem como jornalistas reforçando ainda mais a cobertura do evento. “A partir das 7 horas, o helicóptero já estará sobrevoando o local da competição”, informou o gerente da Unicom do Sistema Fiems, Ulysses Cosenza.