Terá início na noite desta quarta-feira (26), no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, o 5° Seminário de Direito para Jornalistas promovido pelo Tribunal de Justiça de MS. A solenidade de abertura do evento, prevista para as 19h30, contará com a presença do Coordenador do Comitê Gestor de Comunicação Institucional do Poder Judiciário de MS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, do Juiz Diretor do Foro, Luiz Antonio Cavassa de Almeida, e do presidente da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL), juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian.
Direcionado a jornalistas profissionais e estudantes de Jornalismo, o evento tem o objetivo de dar uma visão ampla do Poder Judiciário de MS, contribuindo, por meio de noções básicas de Direito, para uma interação que propicie a compreensão do trabalho e dos procedimentos judiciários para transmissão da informação à sociedade, de forma precisa. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (20) após ter atingido o limite de vagas.
Na primeira noite do seminário serão realizadas as palestras “Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, com o desembargador do TJMS Luiz Tadeu Barbosa Silva, e “Direito, Imprensa e Comunicação Social: A responsabilidade da informação”, com o Secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, Marcone Gonçalves dos Santos.
O evento tem sequência na noite de quinta-feira (27) com as palestras “Ficha Limpa e Eleições 2012”, com o Juiz Presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), Olivar Augusto Roberti Coneglian, e “Justiça Criminal e Tribunal do Júri (Estrutura, funcionamento, seleção do corpo de jurados, formulação dos quesitos e sigilo das respostas)”, com o Juiz Auxiliar da Presidência do TJMS e titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, Carlos Alberto Garcete de Almeida.
Após as exposições temáticas dos assuntos pelos especialistas, os profissionais e estudantes terão a oportunidade e espaço para diálogo com os palestrantes do seminário, mediado pela coordenação de um representante do TJMS.
De acordo com Marilda Silveira Camargo, diretora da Secretaria de Comunicação Social do TJMS e membro do Comitê Gestor de Comunicação Institucional do Poder Judiciário de MS, o seminário é uma ferramenta de aproximação do Poder Judiciário com a população. “O 5° Seminário de Direito para Jornalistas é sequência de um projeto criado em 2001 para aproximar o Judiciário da população por intermédio da imprensa”, explica.
“O seminário contribui para a formação dos estudantes de Jornalismo, bem como para o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais da mídia, que fazem a cobertura de notícias do Judiciário, além de oportunizar o debate entre eles para melhorar cada vez mais o relacionamento Imprensa-Justiça Estadual”, ressalta.