A espoja que está na pia da sua casa está apropriada para uso? Fique atenta: existe uma maneira de saber e evitar que ela espalhe sujeira pela louça que você acredita estar limpando, mas que, na verdade, está contaminando.
“Ela tem contato direto com resíduos e gordura de comida e pode acumular muitas bactérias de alimentos. O risco de contaminação é baixo, mas existe e é preciso cuidado com a higiene, trocando a esponja no máximo a cada 15 dias. Mas dependendo do uso, esse tempo diminui. Basta notar se o aspecto dela ainda é como novo. Assim que ela for perdendo suas características iniciais, a textura da parte feita para ter efeito abrasivo for se perdendo, já é o momento ideal para trocar”, explica o infectologista Rodrigo Zilli.
Grande fonte de micro-organismos causadores de intoxicação alimentar, a esponja de cozinha deve ser higienizada sempre após o uso. Isso pode ser feito mergulhando o utensílio em água sanitária por cerca de 10 minutos e guardando sempre seco, em lugar limpo e ambiente igualmente seco.