Você pensa em engravidar, mas tem medo ou dificuldade em ter filhos? Algumas mudanças na rotina, como alimentação, exercícios e vitaminas podem ajudá-la a realizar o sonho de ser mãe. Por isso, o site Huffington Post listou 10 dicas para você seguir antes de encarar uma gestação. Confira a seguir.
Mantenha o peso: faça um esforço para manter o peso e procure ter uma alimentação saudável. Antes mesmo da gravidez, é importante reduzir o consumo de bebidas alcóolicas e largar o cigarro, que prejudicam a fertilidade. Se você é apaixonada por café, pode tomar até uma xícara por dia, mas assim que engravidar, troque-a por chá.
Ouça os sinais do seu corpo: sangramento menstrual excessivo, secreção vaginal ou dor pélvica são sinais que requerem atenção médica. O mesmo vale para o seu parceiro: não ignore qualquer dor, lesão ou disfunção erétil. Isso pode prejudicar a chegada do bebê e gerar uma vida sexual insatisfatória.
Tome vitaminas: quando sua mãe dizia que as vitaminas são importantes para o organismo, ela não estava errada. Tomar vitamina, principalmente a D, é fundamental para ter fertilidade e uma gravidez saudável.
Se possível, não espere: algumas mulheres ficam esperando o momento certo para engravidar e isso é válido até certa idade. Depois de um tempo, se é realmente isso o que você quer, o melhor é criar coragem e resolver ter um filho de uma vez por todas. Se você já estiver perto dos 40 anos, procure a ajuda de um especialista para ter uma gestação saudável.
Faça testes de ovulação: alguns testes indicam, pela urina ou saliva, o nível de hormônio que mostra quando uma mulher está prestes a ovular.
Descanse bastante e faça exercícios moderados: de acordo com um estudo, praticar exercícios em excesso e fazer regimes radicais podem prejudicar a fertilidade. Pegue leve na academia.
Faça buscas na internet: é natural ter dúvidas antes da chegada do primeiro filho. Por isso, não deixe de pesquisar na internet sobre o que pode aumentar sua fertilidade, seu período fértil e até mudanças no corpo durante a gravidez. Procure sites confiáveis e leia tudo o que puder sobre o assunto.
Acompanhe seu período menstrual com um aplicativo: use a tecnologia a seu favor. Alguns aplicativos avaliam o ciclo menstrual e avisam quando você está no período fértil. Assim, aumentam as chances de engravidar.
Considere banco de óvulos congelados: nos últimos anos, o congelamento de óvulos não fertilizados tornou-se uma alternativa viável. Se você tem mais de 30 anos e não há nenhum pai potencial à vista, essa pode ser uma opção para realizar o seu sonho de ser mãe. Ainda assim, vale lembrar que a taxa de sucesso deste método cai drasticamente após os 35.
Não se influencie com celebridades: não é porque aquela atriz famosa conseguiu ter gêmeos aos 40 anos, que isso também vai acontecer com você. Além de ser uma gravidez de risco, elas podem ter usado alguns métodos, como fertilização com óvulos doados.