Dando continuidade aos trabalhos que visam à qualidade de vida no ambiente de trabalho, a Superintendência estadual da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de Mato Grosso do Sul realizou nesta terça-feira (30) uma reunião com as chefias, onde foi apresentado o ‘Questionário das Unidades Administrativas’.
Nesta consulta, os chefes terão oportunidade de descrever as atividades inerentes ao seu setor, bem como as responsabilidades de cada integrante de sua equipe no desempenho das funções.
Esta atividade faz parte da nova abordagem da atual gestão da Superintendência, sendo uma das principais apostas do momento na motivação dos colaboradores para que possam manter o rendimento sempre em alta, satisfeitos em seu ambiente de trabalho.
Os questionários serão preenchidos por todas as chefias das unidades, inclusive as informais, que serão avaliadas pelo gabinete em conjunto com áreas responsáveis pelo desenvolvimento desse trabalho.
Segundo o superintendente da Funasa Pedro Teruel, essa ação visa otimizar o ritmo de trabalho na Regional. “Queremos que os colaboradores estejam satisfeitos em seus ambientes de trabalho, para que desenvolvam as atividades com alegria, disposição e com isso a Funasa terá melhores resultados em suas ações”.
De acordo com Teruel, esse questionário será tomado como base para organizar as condições de trabalho, fazer um melhor aproveitamento dos colaboradores em áreas onde tenham mais habilidade, conhecimento, capacidade técnica e, ainda, para as quais receberam capacitação da Instituição. O superintendente informa, ainda, que essas implementações ocorrerão ainda este ano.
A primeira etapa dessa ação aconteceu em julho para servidores e setembro para contratados e estagiários, com a realização da palestra motivacional “Saber escutar, isso se aprende?”, ministrada pela psicóloga do Ministério da Saúde Ester Rostey.
A segunda fase dessa nova sistemática ocorreu nos dias 18 e 19 de outubro, onde foi aplicado um questionário a todos os colaboradores da Superintendência estadual, sobre o clima organizacional, com perguntas que tiveram como objetivo verificar a opinião sobre possíveis mudanças e otimização das ações na sede da Instituição.
Na ocasião da reunião com as chefias, nessa terça-feira, também foram discutidas outras pautas, como Relatórios de Gestão, Órgãos de Controle, FCTs, Plano Anual de Capacitação e MS Project.