A coordenação do projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região” e o Sindicato Rural promovem hoje (18), um workshop sobre a produção de cana-de-açúcar. Será no auditório do sindicato, no Parque de Exposições “João Humberto Andrade de Carvalho”, a partir das 18 horas.
O objetivo, segundo a secretária titular da Semaic (Secretaria municipal de Agricultura, indústria e Comércio) Neire Colmam, é informar aos produtores de soja, milho e também aos pecuaristas as vantagens de se produzir cana-de-açúcar, tendo a atividade como opção de diversificação da atividade rural.
O workshop será coordenado pela Semaic e Sindicato Rural. Estarão presentes também diretores da Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sulcanas (Associação dos Fornecedores de Cana Sul-mato-grossense), da FMC e de empresas que já fornecem cana para as usinas da região.
“Hoje, das 15 usinas da região de Dourados, a maioria delas não opera na capacidade total por falta de matéria-prima, no caso a cana; queremos mostrar aos produtores rurais oportunidades de novos negócios coma produção de cana”, afirmou Neire. “A ação é no sentido de que mais pessoas ingressem no setor, diversificando a sua produção e melhorando a operação das usinas, gerando mais emprego e renda”, propõe a secretária.
No workshop, produtores da região poderão conversar com pessoas que já plantam cana, empresas e cooperativas e que já vendem diretamente para as indústrias. “É uma oportunidade que nossos produtores terão para a troca de informações sobre o mercado e tecnologias voltadas ao setor”, afirma Neire.