Determinados alimentos podem auxiliar e muito na prevenção de várias doenças, dentre elas as doenças psíquicas, como Esquizofrenia, Alzheimer, Parkinson e depressão. Uma boa alimentação ainda pode melhorar a memória e a concentração, principalmente na velhice.
"Alimentos fontes de ômega 3, vitaminas do complexo B, colina, antocianina, triptofano, selênio, cálcio, entre outros, ajudam a prevenir a degeneração cognitiva, a perda de memória e casos de depressão", afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.
Confira os principais nutrientes na prevenção dessas doenças mentais na lista abaixo:
Aveia - Fonte de complexo B, auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios;
Chia, linhaça, óleo de peixe - São ricos em ômega 3, que participa da formação e proteção de neurônios;
Cúrcuma - Possui ação antioxidante, que auxilia na prevenção de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
Lecitina de Soja - Fonte de colina, também contribui para a formação de neurônios. Possui, ainda, fosfolipídeos. O fósforo é um importante mineral para a memória e seu consumo durante a gravidez e aleitamento também influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.
Sucos de uva, cranberry, amora e açaí - Frutas fontes de antocianina, fitoquímico antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis por causar danos às células.
Mel - Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por causar prazer e bem-estar;
Sementes de abóbora - Fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio relacionado ao bem estar. Ajuda a melhorar os sintomas da depressão.
Pães e cereais integrais, trigo, arroz - Ricos em carboidratos, que ajudam na absorção do triptofano e estimulam a produção de serotonina, que também melhora os sintomas da depressão.
Espinafre e brócolis - Ricos em magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do Complexo B, o Espinafre e o Brócolis auxiliam na prevenção da depressão. Contêm também potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células;
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas - Oleaginosas ricas em selênio, um poderoso antioxidante que ajuda a melhorar os sintomas da depressão. Conforme o site VilaMulher.