Que atividade física faz bem para a saúde e para o corpo todo mundo sabe. Melhor que isso só se for atividades dentro d´água!
Uma boa forma de ficar pronta para o verão mais rápido é investir em modalidades aquáticas, pois toda atividade feita na água é muito mais intensa e os estoques de gordura se esgotam com mais velocidade, ou seja, você emagrece mais rápido.
Um exemplo de atividade pode ser observada no quadro "Medida Certa", do Fantástico, com o ex-jogador Ronaldo. Em sua rotina de exercícios para perder peso, seu treinador físico incluiu uma atividade muito bacana, a esteira na água, muito mais intensa que da forma tradicional.
Outras aulas bem conhecidas dentro das academias foram readaptadas para a piscina, tais como jump, spinning e até pilates.
Os exercícios na piscina costumavam ser mais indicados para gestantes, pessoas com excesso de peso, quem faz reabilitação física ou precisa de atividades de baixo impacto para as articulações. Mas como as atividades na água estão mais dinâmicas, podem ser feitas por qualquer pessoa já que também tonificam, enrijecem e aumentam a força corporal.
É importante ressaltar que o gasto calórico vai depende rmais da intensidade com que os exercícios são feitos do que do meio em que é praticado. Quanto mais velocidade e amplitude do movimento, mais calorias serão perdidas.
No entanto, o aumento da resistência do meio (no caso, a água) pode gerar um incremento da carga necessária para aumento da demanda energética e, consequentemente, aumento de calorias gastadas.
Uma vantagem é que a água é um agente massageador natural que ajuda no relaxamento e minimiza a ação do peso corporal durante a atividade. Além disso, os riscos de lesão diminuem muito por conta do baixo impacto. Por Jessica Moraes.