Um vídeo mostra o gigantismo das imensas teias de aranha que se espalham pela região de Gippsland (Austrália). O fenômeno é explicado pela necessidade de o aracnídeos buscarem um local mais alto a fim de fugir das inundaçoes que atingem a área no Sudeste do país da Oceania.
"Quando temos chuvas muito fortes e inundações, esses animais que passam suas vidas no chão não podem mais viver lá e fazem exatamente o que tentamos fazer: eles se movem para um terreno mais alto", disse Dieter Hochuli, ecologista da Universidade de Sydney, à emissora local Channel 7. Assista:
Tecnicamente, as aranhas são conhecidas por liberar teias para criar "pára-quedas" improvisados e cavalgar o vento para mudar de local, um fenômeno conhecido como "balonismo".
Australianos que vivem em áreas rurais foram atingidos por uma série de desastres nos últimos anos. Uma seca prolongada foi seguida por meses de incêndios florestais devastadores do fim de 2019 ao início de 2020, antes que as boas chuvas trouxessem inundações devastadoras a várias regiões.