Este mês de maio terá mais um espetáculo no céu, o eclipse lunar total, que acontecerá pela primeira vez em 2022, especificamente na madrugada do dia 15 para o dia 16, com o pico de visibilidade previsto para a meia-noite nos céus de Dourados.
Amantes da astronomia considera o espetáculo ‘bonito de se ver’. O fenômeno costuma ocorrer ao menos duas vezes por ano, e o eclipse é caracterizado quando a lua fica totalmente coberta pela sombra da Terra, em um curto período.
Nesse caso, a lua ficará mais escura e de tonalidade avermelhada, devido à sombra projetada, transformação visual que poderá ser observada a olho nu de todas as cidades de Mato Grosso do Sul.
Como observar
Para observar o fenômeno, basta olhar para o céu durante a madrugada do dia 15 para o dia 16, sem precisar de equipamentos especializados ou adicionais. No entanto, para a contemplação do evento é necessário que o céu não esteja nublado.
Na verdade, o eclipse lunar poderá ser observado de todo o Brasil. "O eclipse lunar é visível em qualquer lugar em que esteja a noite e que não esteja nublado, no momento em que ele está acontecendo", aponta o astrônomo Henrique Arcuri.