O astro dinamarquês Christian Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca durante a estreia da seleção do seu país na Eurocopa no fim de semana passado, foi homenageado por um fã inglês (o atleta já defendeu o Tottenham). O torcedor fez um quadro retratando o craque e usando 500 cubos mágicos (de Rubik) para comemorar sua recuperação. Confira:
Eriksen terá um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou a União de Futebol Dinamarquesa (DBU) na quinta-feira (17/6). Em uma cena que chocou o mundo do esporte e muito mais, o meio-campista do Inter de Milão, de 29 anos, caiu repentinamente em campo aos 43 minutos do jogo da Dinamarca no Grupo B, no sábado, contra a Finlândia, em Copenhague, diante de 16 mil torcedores.
"Depois que Christian passou por diferentes exames de coração, foi decidido que ele deveria ter um ICD (iniciador de coração)", disse o órgão dinamarquês de futebol em um comunicado no Twitter.
O dispositivo, que é uma variante aprimorada do marca-passo, é "necessário após um ataque cardíaco devido a distúrbios do ritmo", acrescentou.
Como um marca-passo convencional, o dispositivo envia impulsos elétricos quando a frequência cardíaca está muito baixa, para evitar uma parada cardíaca. Além desta função, também pode tratar um ritmo muito rápido do órgão.
A federação não forneceu detalhes sobre as possíveis consequências para a futura carreira do jogador e encorajou as pessoas a dar a Eriksen e sua família "paz e privacidade".
Jogadores, como o holandês Daley Blind, puderam retomar suas carreiras após receberem o dispositivo. Eriksen "aceitou a solução" e também foi "confirmada por especialistas nacionais e internacionais que recomendam o mesmo tratamento", disse a DBU.