O funeral oficial do papa Francisco acontecerá na manhã deste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia ocorrerá após três dias de velório aberto, durante os quais o público pôde se despedir do pontífice. O papa Francisco morreu na manhã de segunda-feira (21), após prolongado tratamento de pneumonia.
Antes do início do funeral, ocorre ainda nesta sexta-feira (25), o fechamento do caixão dentro da Basílica de São Pedro. A cerimônia está marcada para as 20 horas (14hMS) e será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, atual camerlengo da Igreja Católica, o ‘interventor’ que toma conta do Vaticano até à escolha do novo papa.
O rosto de Francisco será coberto por um véu branco e água benta será aspergida sobre o corpo do papa. O camerlengo colocará dentro do caixão medalhas cunhadas durante o pontificado de Francisco, além de um pergaminho com seus feitos.
Funeral
A missa do funeral do papa Francisco começará às 10 horas de sábado (4 pelo horário de MS) e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, na praça de São Pedro.
Na homilia, Battista Re deve falar sobre a vida e os feitos de Francisco. Ele também pode mandar recados aos cardeais que participarão do conclave, sobre o perfil que a Igreja busca para o próximo pontífice.