Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Mundo

Número de mortos no Japão deve passar de mil, diz agência

11 março 2011 - 20h09Por Redação Douranews, com Agência Estado

O número de mortes provocadas pelo terremoto e o tsunami que atingiram hoje a costa leste do Japão deverá ultrapassar mil, informou a agência de notícias Kyodo. Até agora, oficialmente, o desastre matou 137 pessoas, segundo a polícia. Mas pelo menos 531 estão desaparecidas.

A polícia japonesa também afirmou à agência Associated Press que encontrou entre 200 e 300 corpos na área costeira da cidade de Sendai, no nordeste do país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que equipes de busca e resgate de mais de 45 países estavam prontas para ajudar o Japão, caso o país asiático precise. "Mais de 68 equipes de mais de 45 países estão em prontidão", disse Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês).

As equipes de busca e resgate mobilizadas no âmbito da rede de resposta a desastres da ONU estão monitorando a situação e prontas para atuar, caso o Japão solicite, explicou a porta-voz. "A ONU está pronta para ajudar", afirmou a funcionária. Segundo a porta-voz, especialistas da OCHA estavam em contato constante com seus colegas da autoridade de resposta a desastres japonesa.