Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Mundo

Número de mortos e desaparecidos no Japão chega a 13 mil

17 março 2011 - 16h09Por Redação Douranews, com Abril

As autoridades do Japão aumentaram para 4.134 o número de mortos e 8.606 o de desaparecidos pelo terremoto e posterior tsunami do dia 11 no nordeste do país, indicou nesta quarta-feira a última apuração da Polícia.

No entanto, acredita-se que o número final de vítimas ainda pode aumentar em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima, onde milhares de pessoas seguem desaparecidas.

Mais de 100 mil militares e reservistas japoneses, ajudados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, vasculham a zona devastada na busca por sobreviventes soterrados sob os escombros ou arrastados mar adentro pela onda gigante de dez metros de altura.

As equipes de resgate lutam contra o intenso frio no norte da ilha de Honshu e a enorme destruição provocada pelo terremoto.

Até o momento 26 mil pessoas foram recuperadas, segundo dados do Governo.

Além disso, na província de Fukushima há um alerta pela situação na usina nuclear, onde pelo menos quatro reatores estão instáveis e teme-se que possa ocorrer um vazamento radioativo em massa.

Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de meio milhão de evacuados vive em 2,5 mil abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável e eletricidade.

A magnitude da tragédia levou na terça-feira o imperador Akihito a se dirigir pela televisão à população para pedir calma e preces pelos sobreviventes.