Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
unigran24
banner100
OUSADIA

Piloto passa mal e passageiro conclui voo de avião

'Eu não sei parar essa coisa', disse o homem à torre de comando

11 maio 2022 - 13h35Por CNN Brasil

Um passageiro que nunca havia pilotado um avião pousou uma aeronave privada na Flórida, após o piloto passar mal. O condutor de um monomotor Cessna 208 “ficou inconsciente”, disse o passageiro aos controladores de tráfego aéreo na tarde de terça-feira (11), de acordo com o áudio do LiveATC.net.

“Eu não tenho ideia de como pilotar um avião”, disse o passageiro. Ele afirmou que era “uma situação séria”. O controlador de tráfego aéreo Robert Morgan, um instrutor de voo certificado, estava em pausa quando uma ligação veio de um dos aviões, saído das Bahamas.

“Eu fui até lá e quando cheguei na sala, estava muito movimentada. Os funcionários me disseram que o piloto estava incapacitado e que havia passageiros no avião. Eles não têm experiência de voo”, disse Morgan à CNN.

Morgan descobriu que um dos passageiros nunca havia pilotado um avião, mas era familiar à aviação e havia observado outros profissionais pilotando. “Ele estava muito calmo”, disse Morgan. “Ele disse: ‘Eu não sei voar. Eu não sei parar essa coisa se eu conseguir aterrissar na pista”. O instrutor encontrou uma foto do painel do modelo de avião Cessna, o qual nunca tinha pilotado, e começou a passar instruções para o novo pupilo.

Ele tomou a decisão de guiar a aeronave para o maior aeroporto da região, ajudando o passageiro a posicionar o avião perto do Aeroporto Internacional de Palm Beach “para que ele tivesse um alvo maior”. O pouso foi “nota 10”, de acordo com Morgan. O problema de saúde do piloto não foi identificado prontamente, disse a Administração Federal de Aviação dos EUA em nota.