Menu
Buscarsegunda, 15 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Mundo

Qathafi aumenta ataques em cidade rebelde no oeste da Líbia

06 março 2011 - 13h57Por Redação Douranews, com Reuters
Forças do governo líbio desencadearam no sábado ataques ferozes contra a cidade de Zawiyah, encrave rebelde no oeste do país, enquanto no leste os revoltosos avançaram sobre Sirte, cidade-natal de Muammar Al Qathafi.

Os combatentes em Zawiyah, apenas 50 quilômetros a oeste de Trípoli, repeliram dois ataques de unidades pró-Qathafi que usaram tanques e artilharia.

Dúzias de rebeldes armados com rifles dominavam os telhados, observando as ruas próximas de trás de pilhas de sacos de areia. Estradas e ruas laterais receberam barricadas e postos de controle dos rebeldes.

"Após o ataque da manhã, voltaram a atacar. Entraram pelo oeste e começaram a disparar foguetes nos prédios da praça", disse o porta-voz dos rebeldes, Youssef Shagan, por telefone.

"Estamos numa boa posição. Achamos que eles atacarão à noite", disse.

Um médico de Zawiyah disse que pelo menos 30 pessoas, sobretudo civis, foram mortas durante os combates do dia, elevando para ao menos 60 as mortes em dois dias de batalha.

Abu Akeel, morador do local, relatou à Reuters que forças governamentais lançaram foguetes contra casas e atiraram contra uma mesquita que abrigava pessoas. Outro residente disse ter visto mais de 20 tanques avançarem pela praça principal durante o segundo ataque.

"Capturamos dois tanques e uma picape depois de uma hora e meia de luta", contou o porta-voz Shagan à Reuters após a primeira batalha.