Menu
Buscarsegunda, 15 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Mundo

UE alerta para risco de nova catástrofe em Fukushima

16 março 2011 - 19h58Por Redação Douranews, com Exame

O comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, alertou hoje que nas próximas horas poderá ocorrer "uma nova catástrofe" na usina nuclear japonesa de Fukushima.

"Nas próximas horas corremos o risco de assistir a uma nova catástrofe de grande risco para os habitantes e o bem-estar do arquipélago" japonês, afirmou Oettinger à comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu.

Segundo o comissário, "o novo acidente pode afetar a região de Tóquio, que tem 35 milhões de pessoas".

Oettinger disse que as usinas nucleares no continente europeu deverão passar por testes de resistência durante o segundo semestre deste ano, e antecipou que proporá ao Conselho e ao Parlamento do bloco uma legislação sobre segurança nuclear.

Além disso, o comissário afirmou que Bruxelas acompanha atentamente os episódios no Japão, que serão tema de discussão tanto no conselho de Energia da próxima segunda-feira como na cúpula de chefes de Estado e Governo de quinta e sexta-feira, ambos na capital belga.

Os eurodeputados da comissão do Meio Ambiente reivindicaram a Oettinger promover uma Europa livre de energia nuclear, e o parabenizaram por sua sinceridade, quando o comissário reconheceu, na terça-feira, que a situação em Fukushima está "praticamente fora de controle"