Entretenimento

Evento dissemina e ajuda a fortalecer cultura geek e nerd em Campo Grande

7 AGO 2016 • POR • 14h15
Cosplayers que participaram do evento em 2015 - Foto: Bruno Gasparetto

Já passou o tempo em que nerd era visto como antissocial, de óculos fundo de garrafa e estudioso. Nos últimos anos, devido principalmente a popularização de filmes de super-heróis e ficção científica, o termo passou a ser atrelado a quem consume cultura pop, seja filmes, quadrinhos, games ou tecnologia, e se disseminou, diminuindo o preconceito e alcançando um público cada vez maior.

Em Campo Grande não é diferente e público tem crescido, fazendo com que também cresçam o número de eventos destinados a esse segmento.

Um destes eventos é o Anime Revolution, que está em sua 4ª edição e é realizado neste fim de semana na Capital e foi criado justamente para atender a pedidos dos geeks.

Organizador do evento, Magno Mustang, que também é sócio da loja XD Comic Shop, disse ao Portal Correio do Estado que percebeu a necessidade de se criar um evento com atrações destinadas ao público nerd ao notar aumento de pessoas que procuraram a loja tanto para participar de campeonatos de games, como para comprar revistas e outros itens.

Com atrações para vários tipos de público, Revolution foi realiziado pela primeira vez em 2013 e atraiu público de cerca de 400 pessoas. Nos anos seguintes, público aumentou gradativamente, com aproximadamente 900 pessoas em 2014 e mais de 1 mil em 2015. Expectativa é que mais pessoas compareçam neste ano.

Com aumento de público, atrações também aumentaram. Há desde campeonatos de cosplay, games independentes para serem testados, batalha campal inspirada na série de livros Percy Jackson, ala de colecionadores de action figures, estantes de lojas e palestras.

A novidade fica por conta de karaokê e concurso de dança K-pop (música pop koreana), que também foi inserido no evento a pedidos do público.

Mustang afirma que além das pessoas que são o alvo da feira, outros públicos também podem comparecer para conhecer melhor e desmistificar os conceitos.

"Há um público específico a quem o evento se destina, mas que também é importante a divulgação para as pessoas que ainda não conhecem e acreditam que a cultura pop seja “coisa para criança”.

Provando que não é só criança que gosta, inscritos em concurso de cosplay são quase em sua totalidade adultos ou adolescentes. Cosplayers são pessoas que se fantasiam de personagens da cultura japonesa, sejam de games, mangás ou animes.

Além de atrair novos públicos, objetivo é também divulgar a cultura pop local. Por este motivo, 100% das atrações são de Campo Grande.

“A Revolution foi espelhada nos eventos de fora e o MS absorveu essa cultura oriental, pop e nerd, principalmente por causa dos filmes, e o mais interessante é revelar essa galera local. As pessoas se interessam, conversam, e esse contato da galera com o pessoal local está fazendo ficar maior", disse Mustang.

Organização diz ainda que outro benefício de não se contratar dubladores, youtubers ou personalidades reconhecidas nacionalmente, é que todo o dinheiro que seria utilizado pode ser investido localmente.

"A gente aumenta o valor do prêmio nos campeonatos e pode incentivar as pessoas a participarem e se inscreverem. Valoriza o trabalho, porque o cara não vai querer ganhar só medalha", disse.

Anime Revolution começou ontem e termina na noite de hoje. Ingressos podem ser adquiridos no local e custam R$ 17 a meia entrada, disponível para estudantes ou quem levar um quilo de alimento não perecível.

PROGRAMAÇÃO

Domingo

10h: abertura do evento
11h às 15h: Gincanas e concursos
16h às 17h: Animeke final
18h: Desfile cosplay
​19h: Apresentação em dupla / grupo
20h: Encerramento

Auditório

11h: Desenvolvimento de jogos para Android
​13h: Bate papo com youtubers
​15h às 17h: Concuros cosplay (apenas juízes)

YOUTUBERS CONVIDADOS:

Bruno Ferrero, Kaio Espíndola (BlackKaio Gamer), Natany (Hey Little Dumpir), Magno Mustang (Diplomacia Nerd), Júnior Galo (Galito Games), Matt (Divagando Matt) e Tata (Tata Gamer).