Dourados

Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro’ é incentivo à produção literária

17 AGO 2016 • POR • 11h00

Em um momento festivo, a Câmara de Vereadores de Dourados fez na noite desta segunda-feira (15) a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro de Literatura aos vencedores das edições 2015 e 2016, respectivamente, a escritora e poetisa Odila Lange e o jornalista e escritor Luis Carlos Luciano.

Lisonjeados com a premiação, os vencedores destacaram a importância do prêmio no incentivo à produção literária em Dourados e região. Conforme Luis Carlos Luciano, além de representar um reconhecimento ao trabalho literário do município, o prêmio também exerce a função de estimular os agentes que se dedicam “a essa produção silenciosa”.

“Trabalhar com literatura não é uma atividade simples e nem fácil. Exige entrega e doação. Premiações como essas estimulam os produtores locais a continuarem trabalhando firme, além de valorizar a cultura do município e servir como uma espécie de termômetro para avaliar o resultado do nosso trabalho. É a verdadeira promoção dos pratas da casa”, descreveu o vencedor da edição 2016 do prêmio.

Em forma poética, Odila Lange agradeceu à Câmara de Dourados pela entrega do prêmio e também chamou a atenção dos vereadores e do público quanto às dificuldades enfrentadas pelos produtores literários em nível local e nacional. “Receber este troféu me dá honra e emoção, pois o confrade Ildefonso foi para mim um irmão e trago a sua família um beijo no coração. Infelizmente a leitura é um prato sofisticado. No país do futebol, o livro não tem mercado. Escrever é muito fácil, o difícil mesmo é vender. As dificuldades são tantas para editar uma obra, o pior ainda vem depois, pois tem gente que nos cobra, querem a doação do livro e nem migalha nos sobra”, exaltou a poetisa.

O Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva foi criado por meio de decreto legislativo com objetivo de agraciar escritores do município que tenham se destacado na produção literária regional sul-mato-grossense. Para o segmento artístico do município, a iniciativa da Câmara enaltece a qualidade da produção literária em Dourados.

Com a realização do Prêmio Ildefonso Ribeiro, a Câmara de Dourados cumpre seu papel de valorizar a cultura local e de estimular a produção literária, destacando e reconhecendo o trabalho realizado pelos literários locais.

Para a diretora de Comunicação da Câmara, Érika Batista, a entrega deste prêmio representa a valorização da cultura e da leitura em nosso município. “A produção literária precisa ser estimulada e difundida em todo o país e, através deste singelo ato, os vereadores de Dourados dão sua parcela de contribuição ao reconhecer o valor e a qualidade da produção literária local”, opinou.

Os trabalhos premiados foram escolhidos pela comissão julgadora indicada por entidades do segmento cultural e de comunicação. Os trabalhos foram avaliados de acordo com a abrangência e importância temática das obras dos indicados, cunho regionalista e comprovação dos currículos vitae.

Vencedora da edição 2015, Odila Lange foi indicada com os livros "Dourados – Cidade de Todos os Povos e de Todas as Corres" e "Folclore ou folclore?" e várias obras em forma de literatura de cordel.

Luis Carlos Luciano, vencedor deste ano, foi indicado com as obras "Aced 70 Anos", "Betânia", "Ribeiro: Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente, Exercício da Cidadania", "Tereré, poeira e raízes douradenses" e "Legislativo de Dourados, 1935/2006".