Mercados

Aluguel sobe 4,3% em Campo Grande e inquilinos fazem migração

5 SET 2016 • POR • 12h29
Imóveis tiveram aumento de 4,71% no valor de locação - Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado

O valor médio do aluguel residencial em Campo Grande avança na contramão da realidade brasileira. Levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nepes), da Universidade Anhanguera-Uniderp, aponta que, de janeiro até agosto deste ano, o preço médio da locação de casas e apartamentos aumentou 4,38% na Capital. O número é oposto ao que registra o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que acompanha o panorama imobiliário de 11 municípios do País e acumula queda de 2,44% no mesmo período.

De acordo com os dados fornecidos pelo Nepes, o aluguel de apartamentos foi o que teve maior acréscimo nos últimos oito meses, com majoração média de 4,71%. A amostra estudada pelo núcleo de pesquisas com aumento de preço mais elevado constatou crescimento de 9,73%, ao passo que a com menor expansão foi de 1,99%. Na pesquisa de apartamentos, o estudo também leva em conta a variação da taxa de condomínio que, no caso mais extremo, aumentou 12,09%, e, no menos expressivo, subiu  4,05%.

Já o custo da locação de casas em Campo Grande avançou 4,04% entre janeiro e agosto do ano corrente. A amostra pesquisada pelo Nepes com majoração mais acentuada registrou 5,03%, enquanto que a com menor crescimento saltou 3,5%.