Dourados

Jornalismo, familiares e amigos se despedem de Junio Cheze

21 FEV 2011 • POR Redação Douranews • 22h12
Corpo do jornalista Junio Cheze foi sepultado no final da tarde, no cemitério Santo Antonio de Pádua - Waldemar Gonçalves - Russo

Familiares, integrantes do jornalismo douradense e amigos se despediram hoje à tarde de Junio Cheze Barros de Araújo, que tinha 48 anos e que morreu neste domingo, às 16h10 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Evangélico.

O corpo do jornalista Junio Cheze baixou à sepultura da família por volta das 15h45 depois de ter sido velado na Capela Bom Jesus, que fica anexa ao Cemitério Santo Antônio de Pádua.

Junio lutava contra uma pneumonia que acabou evoluindo para um choque séptico e insuficiência renal aguda, fatores que o levaram a ficar por uma semana internado na UTI.

O jornalista era douradense, formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul.

Junio Cheze foi fundador e diretor do extinto jornal O Enfoque, na década de 80 e há 25 anos, ainda à frente do semanário foi vítima de um acidente na estrada de Dourados a Maracaju, e ficou paraplégico.

Atualmente o jornalista exercia a função de articulista do jornal Diário MS, onde há 15 anos escrevia seus artigos que eram publicados às terças e quintas-feiras.

Junio Cheze foi casado com a também jornalista Irma Lupinetti de quem estava separado há vários anos. Ele deixou seis irmãos e a mãe, Ondina Barros de Araújo. O pai, Alício de Araújo, também já falecido, dá nome a uma escola construída pelo Governo do Estado em Dourados.

Colegas de profissão como o jornalista e atual chefe de comunicação da Prefeitura, Clóvis de Oliveira, no ato representando a prefeita Délia Razuk; João Carlos Torraca, Alexsandra Cales, Fabiane Dorta e o repórter fotográfico Ademir Almeida, todos do Diário MS, e centenas de amigos, além de familiares, acompanharam o velório e sepultamento.

“Perdemos um ícone do jornalismo. Junio Cheze foi traído pelo destino ao sofrer o acidente, porém jamais deixou de escrever mesmo com as dificuldades encontradas, de expor em seus artigos os seus pontos de vistas, os seus ideais”, resumiu Clóvis de Oliveira, um dos que trabalhou juntamente com Junio Cheze na época do semanário O Enfoque, assim como Dalva Gonçalves, Telma de Oliveira, Noemi Ferrigolo, o hoje assessor parlamentar Ricardo Minella, o jornalista Waldemar Gonçalves-Russo, entre outros que continuam militando na imprensa.