Saúde

Unigran é parceira da UFGD em projeto que atende crianças com microcefalia

28 SET 2016 • POR • 14h26
Coordenadora da Clínica na Unigran, Simone Elias, fala sobre os procedimentos realizados - Foto: Assessoria

Os dois primeiros casos de microcefalia em decorrência do zika vírus, confirmados pelo Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados, estão sendo atendidos pela equipe médica do Hospital em parceria com a Clínica de Fisioterapia da Unigran. A medida visa orientar e prevenir outras alteração decorrentes da infecção pelo vírus.

Os casos, um em Dourados (confirmado durante a gestação) e outro em Caarapó (confirmado após o nascimento), foram encaminhados para a Clínica. Segundo a coordenadora de Fisioterapia, Simone de Sousa Elias Nihues, o acompanhamento fisioterapêutico já foi iniciado. O atendimento envolve estimulação precoce, pois crianças com alterações neurológicas podem ter um atraso de desenvolvimento motor.

“Estimulamos para que estes atrasos sejam minimizados. Inicialmente são exercícios simples com as crianças, ensinamos a mãe a realizar em casa, disposição de brinquedos para a criança se interessar através da cor, além do serviço de hidroterapia”, menciona.

Acadêmicos e supervisores realizam os trabalhos cumprindo os protocolos estipulados pelas Diretrizes de Estimulação Precoce para bebês com microcefalia e de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. “Já temos, na estrutura curricular, disciplinas voltadas ao atendimento de crianças com disfunções neurológicas, além dos estágios, tendo assim, todos os requisitos necessários para esses atendimentos”, destaca Simone.

Outra vantagem é que as crianças e os pais podem contar com a equipe multidisciplinar da Unigran. “Todos os projetos que desenvolvemos na Clínica, atendemos de uma maneira mais completa, incluindo atendimento nutricional e psicológico. Nós vamos estender esse atendimento multidisciplinar, lembrando que todos são gratuitos", ressalta a coordenadora.

Informações

Para mais informações e orientações sobre o agendamento de consultas no Ambulatório de Investigação de Zika Vírus do HU-UFGD, as gestantes devem entrar em contato pelo telefone 67 3410-3024.