Educação

Pesquisas Científicas relacionadas ao Turismo são apresentadas durante seminário

5 OUT 2016 • POR • 13h12

Duas pesquisas científicas sobre o turismo sul-mato-grossense foram apresentadas no XIII Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). O evento que aconteceu entre os dias 28 e 30 setembro, em São Paulo, é referência para pesquisadores de Turismo do país e do mundo. A promoção e a organização são da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH – USP). 

O Seminário da ANPTUR constitui-se em um fórum de debates, reflexões e propostas de pesquisadores, docentes e estudiosos da área. Um importante espaço científico para interagir, apresentar e discutir ideias e propor soluções sobre problemáticas.

Com tema central “Turismo e Sustentabilidades”, estavam inseridos na programação grupos de trabalhos, conferências, mesas de debates e oficinas, todas alinhados ao tema central. O evento reuniu mestrandos, doutorandos, pesquisadores e docentes com o propósito de promover o crescimento pessoal e o amadurecimento científico do pesquisador em Turismo, além de permitir a aproximação e a composição de grupos de cooperação científica e acadêmica, facilitando a interação e a troca de conhecimentos.

Professor Doutor, Dejanires Lageano Neto de Jesus.

Dentro da temática dos artigos apresentados pelo curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), estavam a Feira de Artes (Feirarte) de autoria da especialista, D’Honni Lima de Souza, e a Feira Agropecuária de Dourados (Expoagro) desenvolvido pelo pós-graduado, Márcio Cláudio Rodrigues Rangel, com orientação da Professora Doutora Daniela Sottili Garcia, em parceria com o Professor Doutor, Dejanires Lageano Neto de Jesus.

As pesquisas mostram a importância dos eventos para o fortalecimento e desenvolvimento do Turismo em Mato Grosso do Sul, pois divulga a cultura, movimenta a economia local e atrai um grande número de turistas de várias partes do país, que permanecem na cidade até dez dias.

Conforme a diretora de pesquisa da Fundação de Turismo, Daniela Sottili, a participação da Fundtur na ANPTUR é primordial, sobretudo na atualização dos dados de pesquisas científicas no setor turístico. “Demonstra a importância que a Fundação de Turismo aplica no setor de pesquisas fortalecendo o estudo e a investigação científica do Turismo no estado, com foco também nos mercados nacional e internacional”, destacou.

O curso de pós-graduação da UEMS é uma parceria do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect). O curso tem como objetivos capacitar profissionais do setor público e privado, comunidade interessada em gestão e planejamento turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e estimular a elaboração de projetos para o desenvolvimento turístico no Estado de Mato Grosso do Sul, identificando as oportunidades do mercado.