Esportes

Brasileiro de Canoagem define campeões nas águas do Rio Aquidauana

4 NOV 2016 • POR • 12h08
Neste ano, o Campeonato Brasileiro será decidido em etapa única, com a participação de 52 competidores - Foto: Divulgação / Valtemir Nogueira

O município de Aquidauana (MS) receberá, no fim de semana, 52 competidores que disputarão o Campeonato Brasileiro de Canoagem “Descida Clássica e Sprint”. Esta será a primeira vez em dezesseis anos, que a temporada será decidida em etapa única - no ano 2000 houve mudança no formato da competição, com a inclusão de mais de uma etapa no calendário. As provas serão divididas por categoria e tipo de embarcação no Masculino e Feminino.

A principal categoria em disputa será a  Sênior, para atletas com idade entre 19 e 34 anos. Serão 15 competidores nas modalidades individual e dupla com dois tipos de embarcações: canoa ou caiaque.

O aquidauanense Rafael Girotto, 26 anos, chega como um dos favoritos no caiaque clássico, que terá quatro quilômetros de percurso no Rio Aquidauana. Vice-campeão brasileiro na temporada passada, Rafael também foi o segundo colocado na disputa mista. Competiu ao lado da namorada Luiza Miranda, 22 anos.

Na prova individual, o sul-mato-grossense pretende ficar pelo menos entre os três primeiros colocados. “Isso já será um bom resultado, ficar entre os melhores do Brasil. Mas, claro, tenho esperança de medalha de ouro”, diz o canoísta.

Além do Sênior, as provas serão divididas em outras três categorias: Júnior (até 18 anos);  Máster (acima de 35); e Feminino (exclusivo para mulheres). Com exceção da Máster, os três melhores colocados em cada modalidade garantem vaga para o Campeonato Mundial 2017, previsto para junho, na França.

PERCURSO

Os quatro quilômetros de percurso que foi definido no Rio Aquidauana, para a disputa do Brasileiro fica na Estrada Parque de Piraputanga, entre os distritos de Palmeiras e Piraputanga. O trajeto tem quatro corredeiras nível 3 e uma nível 4 - a escala de dificuldade das corredeiras variam entre 0 e 5.

A expectativa é de que a competição ganhe um ingrediente especial, com as frequentes chuvas na cabeceira do Rio Aquidauana. A previsão é de que o nível da água aumente pelo menos um metro até o fim de semana, e dificulte ainda mais o controle das embarcações. O nível normal do rio é de 2,50 metros, mas poderá chegar até 4 metros.

“A água da chuva deve levar dois dias para chegar aqui (local da prova), ficará muito mais pesado para controlar o caiaque e desviar dos obstáculos”, analisa Rafael Girotto.

Mas a previsão de cheia não preocupa Rafael, que terá a vantagem de competir no rio, onde treina diariamente. Além disso, ele poderá contar com o apoio da torcida. “Me sinto bem com essa pressão de competir em casa”.

O campeonato terá sua primeira largada no sábado, às 14h (MS) - confira a programação no gráfico ao lado. Na prova Clássica, o tempo estimado para completar o percurso é de 9 minutos. Na prova Sprint, que tem percurso de 300 metros, o tempo estimado é de 40 segundos. As provas curtas serão realizadas na Corredeira do Serrano. Informações no site: canoagem.org.br