Política

Temer confirma Roberto Freire como ministro da Cultura

19 NOV 2016 • POR • 14h42
Deputado Roberto Freire é o presidente nacional do PPS - Divulgação/Câmara dos Deputados

O Palácio do Planalto confirmou que o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura, após Marcelo Calero pedir demissão do cargo. Presidente nacional do PPS, Freire foi convidado pelo presidente Michel Temer para assumir o cargo nesta sexta-feira (18) depois que Temer telefonou, à tarde, para Calero, pedindo para que ele deixasse o cargo alegando razões pessoais.

Marcelo Calero assumiu o cargo em maio deste ano, após Temer assumir interinamente a Presidência da República. Inicialmente, ele havia sido nomeado secretário nacional de Cultura, órgão que foi vinculado ao Ministério da Educação por algumas semanas, mas que voltou a ter autonomia depois de movimentos de grupos culturais contra a medida.

Roberto Freire foi senador entre 1995 e 2002, quando voltou a assumir novamente uma cadeira na Câmara. Ele foi deputado por vários mandatos consecutivos, cinco ao todo, e já passou pelo PMDB e PCB antes de se filiar ao PPS, em 1992, como divulga o portal da Agência Brasil.