Fórmula 1

Nico Rosberg é campeão mundial de Fórmula 1

27 NOV 2016 • POR • 14h52
Rosberg administrou o segundo lugar na prova e ficou com o título inédito - Laszlo Balogh/Reuters

Depois de bater na trave nos últimos dois anos, Nico Rosberg chegou ao primeiro título mundial de Fórmula 1 neste domingo (27), depois de sustentar a posição de largada (segundo), e, mesmo chegando atrás do inglês Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi, terminou a temporada na frente. Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio.

Rosberg, de 31 anos, repetiu o feito do pai, o finlandês Keke Rosberg, campeão em 1982. Com uma boa vantagem (só precisava chegar em terceiro para garantir o título sem depender de Hamilton), o piloto alemão adotou cautela desde a largada. Hamilton usou uma estratégia inteligente, de segurar o ritmo para que os adversários chegassem mais próximos de Rosberg, mas o alemão conseguiu sustentar a posição e celebrar o título mundial.

A corrida marcou também as despedidas de Jenson Button e Felipe Massa da Fórmula 1. O brasileiro da Williams chegou em 9º, enquanto o inglês da McLaren deixou a prova na 13ª volta. Em cena semelhante ao que ocorreu com Massa em Interlagos, Button, campeão mundial em 2009, foi recebido pelos familiares e bastante aplaudido por todas as equipes, como reproduz o portal da revista Veja na internet.