Futebol

Estadual 2017 prevê rebaixamento de quatro times para 2018

19 DEZ 2016 • POR • 18h34

Uma nova regra de rebaixamento promete deixar o Estadual 2017 ainda mais disputado em Mato Grosso do Sul. A partir desta edição, quatro equipes serão rebaixadas e não mais apenas duas como em outros anos, publica o jornal GazetaMS. Assim, ou o time garante classificação para as quartas de finais ou jogará a Série B em 2018. A alteração foi aprovada no último arbitral realizado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

O Estadual 2017 será disputado por 12 equipes na primeira fase, divididos em dois grupos. Os quatro primeiros de cada chave seguem na disputa enquanto os quintos e sextos colocados serão rebaixados. Até esta temporada, a quinta colocação era eliminada, mas não caia. O fato aconteceu com o Novoperário no Grupo A e Naviraiense no Grupo B que terminaram a temporada mais cedo e sem cair.

A medida agrada a televisão detentora dos direitos de transmissão, a TV Morena, que pediu apenas 10 equipes na elite do futebol sul-mato-grossense em 2018. Com isso, é possível que se altere o formato de disputa e todos jogariam entre si na primeira fase. Porém, a alteração terá que ser aprovada pelas equipes no arbitral para a competição em 2018.

O Estadual 2017 será aberto no dia 28 de janeiro com o jogo de Operário e União ABC em jogo válido pelo Grupo A. Além desse confronto, Comercial x Novoperário (Grupo A), Costa Rica x Serc (Grupo A), Corumbaense x Águia Negra (Grupo B) e Urso x Ivinhema (Grupo B) jogam no dia 29. Devido ao calendário da Copa Verde, o Sete de Dourados vai enfrentar o Naviraiense apenas no dia 1 de fevereiro em jogo válido pelo Grupo B.